Nós ligamos para você
  • Rua Mathilde Schaefer, 173

    São Luiz - Brusque - SC

  • Segunda a Sexta-feira

    08h00 às 12h00 e 13h30 às 18h00
    *Sexta 13:00 às 17:30

  • 47 3355-9281

    contato@morattanet.com.br

Obra Lótus Residence – Controle Tecnológico do Concreto

A fim de manter a qualidade dos materiais utilizados, a Moratta realiza o controle tecnológico do concreto usinado em suas obras.

O controle tecnológico do concreto é realizado a partir de ensaios para verificar se o material entregue no canteiro de obras possui as propriedades definidas em projeto, além do cuidado no recebimento e da realização de rastreabilidade. O objetivo principal é garantir o desempenho estrutural e evitar patologias futuras.

Um dos ensaios se chama Abatimento do Tronco de Cone (Slump Test) que é adotado para verificar a trabalhabilidade do material. O outro ensaio é realizado em laboratório, porém as amostras (corpos de prova) são coletadas no canteiro, este é o ensaio de Ruptura do Concreto onde verifica a resistência do material já endurecido.

Estes testes poderiam ser fornecidos pela concreteira, porém existem diversos fatores que também podem interferir nos resultados e que precisam ser controlados no momento do recebimento como: quantidade de aditivos adicionados na obra, quantidade de água adicionada na obra, tempo de descarga do concreto e validade do mesmo.

Para completar o controle é necessário realizar a rastreabilidade do concreto, ou seja, é preciso saber em qual elemento foi utilizado o concreto de determinado caminhão para poder rastrear, caso necessário.

Confira no vídeo como funcionam os testes do controle tecnológico do concreto:

 

 

Confira também como foi a concretagem dos pilares, viga e laje do 2° pavimento tipo:

 

 

Compartilhe esta postagem

Deixe seu comentário